04/05/2009

(imagem:cidadeverde.com)

Outro dia um amigo disse que eu ando pessimista e reclamão. Eu não. Mas é assim quando a gente reclama do que acha que está errado. Tem gente que diz que a gente tá chato, bobo, feio e cara de melão. Então. Eu não acredito que o Secretário de Educação Antonio José tenha dito que a culpa do mau resultado das escolas públicas estaduais do Piauí no Enem é das famílias dos alunos, que não dão atenção aos estudantes e não os auxiliam, em casa, nas tarefas passadas pela escola. Eu acho que se fosse alguém da “direita conservadora elitista com sobrenome empolado” eu acreditaria. Mas tá nos portais que foi ele. Então, considerando que alguém deve ter dito (e que espero que não tenha sido ele, que afinal é do PT, é Secretário Estadual de Educação, é professor e é gente boa), fica aqui a questão: porque será que as famílias não dão a “devida” atenção? Porque estão na fila do Bolsa-Família? Porque estão nas paradas de ônibus esperando a beleza do transporte público? Porque precisam trabalhar em dois, três, quatro empregos (se é que tem algum)? Porque estão nas filas dos hospitais? Porque são analfabetos de pai e mãe ou analfabetos funcionais? Ou porque são, mesmo, uns preguiçosos desalmados? É assim. Sempre foi. Quando o poder público não dá conta, transfere a responsabilidade para o povo. É assim na saúde, na educação, na fiscalização dos abusos dos políticos, na segurança. É sempre assim. Estejamos no lado direito ou esquerdo da rua.

Nenhum comentário: