30/09/2006

Clipe do Dia - Jefferson Airplane - Crown of Creation



Jefferson Airplane: quem são eles?


"Uma das bandas mais famosas na década de 60, Jefferson Airplane é geralmente associada a drogas como maconha e LSD, talvez por causa do sucesso estrondoso de White Rabbit. Porém sua música vai muito além disso. Por ter membros tão diferentes entre si houve vários temas como canções, desde baladas românticas até letras ácidas contra o ser humano, passando pelas viagens alucinógenas. Alguns críticos dizem que suas letras são datadas e não representam mais a época atual, e por isso não devem ser levados tão a sério. Besteira. É só ler a letra de “Eskimo Blue Day”, que diz sobre a falta de respeito da humanidade com a natureza. Não é isso que acontece hoje em dia? A banda deve ser levada a sério, sim, não só por causa das letras inteligentes, sarcásticas, irônicas, românticas, mas também pelos ótimos músicos que passaram por ela, e pelo belíssimo conjunto vocal, além, é claro, da experimentação musical. Todos estes itens muito raros no rock atual.
Foi a única banda a participar dos três maiores festivais da época – Monterey, Woodstock e Altamont. Acabou se desintegrando devido à briga de egos entre eles mesmos, algo absolutamente normal numa banda em que todos tinham importância fundamental, podendo seguir carreira solo se quisessem sem nenhum problema, o que realmente aconteceu com cada um que fez parte da formação que existiu por mais tempo (e a que deu mais certo) – Grace Slick (vocal), Marty Balin (vocal), Paul Kantner (guitarrista), Jorma Kaukonen (guitarrista), Spencer Dryden (baterista) e Jack Casady (baixista)."
(Copiado DAQUI. Vá lá e leia mais.)

Um comentário:

Anônimo disse...

poderia me indicar um site onde pudesse encontrar uma analise resenha algo falando sobre a musica white rabbit especificamente. eu acho q essa musica vai alem de uma alusao as drogas e qria saber mais.. so a primeira frase da musica "uma pilula faz vc ficar grande e outra faz vc ficar pequeno, e as q sua mae lhe da nao fazem efeito nenhum" cara isso qr dizer tanta coisa q vc nem imagina..se púder me ajudar meu email: pedroegb@hotmail.com desde ja obrigado!!!!