22/08/2006

Da série "Jogadores que marcaram nossas vidas mas a gente nem lembra que existiram"

Zbigniew Boniek

Convenhamos que o nome não era dos mais fáceis: Zbigniew Boniek. Felizmente, ficou consagrado só como Boniek, o mais brilhante representante do futebol polonês.

Nascido em Bydgozcz, Boniek entrou para o futebol em 1975 e jogou no pequeno time da sua cidade, o Widzew Lodz. Lá mesmo se projetou ao ponto de ser convocado para a seleção de seu país e para desfilar seu talento nos gramados europeus. Jogou 62 partidas com a camisa branca e vermelha da Polônia.

Em 1977, Boniek ganhou pela primeira vez a chance de vestir a camisa da Polônia no amistoso contra o Brasil, no dia 19 de junho, no estádio do Morumbi, e o atacante marcou o único gol dos polacos naquele jogo.

No ano seguinte, Boniek foi para a Argentina, disputar pela Polônia a Copa de 78. Destaque absoluto de sua equipe, fez os dois gols poloneses na vitória sobre o México por 2 a 0. Ao lado dele, outros talentosos jogadores de sua geração, que faziam da Polônia uma equipe bastante perigosa e interessante de se ver jogar: Lato, Deyna, Zmuda, Szarmach.

Em 1982, ao ajudar a Polônia a chegar ao terceiro lugar na Copa da Espanha, a carreira de Boniek decolou de vez. Marcou 4 gols nessa Copa, três deles no 3 a zero em cima da Bélgica. A Juventus de Turim ofereceu 1,8 milhão de dólares, o maior valor pago por um jogador polonês até então, e levou o craque para brilhar na Itália. O fato ainda teve caráter político: pela primeira vez, a dura política comunista polaca liberava seus jogadores para jogar em território capitalista.

Na Itália, Boniek se destacou. Com ele ao lado de Michel Platini e Paolo Rossi, a Juventus conquistou o Campeonato Italiano de 1984, a Copa da Itália de 1983 e o Mundial Interclubes de 1985. Em seguida, se transferiu para a Roma, onde ganhou a Copa da Itália de 1985 e encerrou sua carreira em 1987.

Em 1990 arriscou a carreira de treinador na Lecce, mas deixando o cargo voltou à Polônia, onde se tornou comentarista de Tv e conselheiro da Comissão de Futebol da Fifa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!